quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Era uma vez...

... o Era uma vez, as histórias enrodilhadas dentro de baús de memórias, dos passarinhos que arrancam olhinhos de luto pelo João Ratão, de Pedros que são malandros, de Joãos que são espertos, de Manuéis que são tolos, de Marias que são mais espertas que todos eles, da Comadre Morte que é honrada, das princesas bonitas que têm fúrias e atiram os sapos contra as paredes e só depois de de verem que era um príbncipe jeitoso é que o beijam, das meninas boazinhas que afinal são grandes aldrabonas e das irmãs más que afinal são mas é ingénuas, das lenga-lengas e trava-línguas que meteriam os terapeutas da fala todos no desemprego, das histórias contadas ao colo, ao ouvido, junto da lareira, a fiar, a desfolhar...
Foi a primeira de três conferências que dão início ao projecto "Fabrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino"
Com Ana Umbelino, da Câmara Municipal de Torres Vedras, a Professora e Escritora Ana Meireles, e a fantástica contadora de histórias Maria Teresa Meireles!



A Fábrica das Histórias ainda não tem casa de tijolo e cimento e telhado e janelas e portas.
Tem estrutura de histórias e sonhos e sombras e desejos e vontade de trabalhar, e muitas mãos para a ajudar a levantar e crescer.
Tem escritores e ilustradores e poetas e escultores e fotógrafos e arquitectos e criadores nos olhos e mãos de todos nós, e até mesmo os mais pequenitos contribuem para a fazer crescer!
Por agora, à falta de paredes concretas, cresce-se por todos os lugares.
E porque não, afinal?





1 comentário:

S* disse...

Devias assinalar qual o blogue que está em funcionamento cara marta...