quarta-feira, 10 de abril de 2013

E, por cá, andamos à volta do mesmo.

Dos melhores livros que já li.

E não é todos os dias que me apanham.

Vou lê-lo outra vez, mas é!










5 comentários:

Madrigal disse...

qual é o livro? pelos excertos não reconheço.

marta, a menina do blog disse...

Não é conhecido por cá, nem sequer temos tradução da série. Pertence a uma série de 7 livros que começou com uma história que todas conhecemos: "Anne of Green Gables", a "Ana dos Cabelos Ruivos"!

A série corre a infância dela, a juventude, os estudos, o casamento, os filhotes.

Este último é a história vista pela filha mais nova, Rilla, abreviatura de Marilla (Marília, como a que adoptou a Ana), e o terrível evento da Grande Guerra, visto pelas mulheres que mandavam os seus filhos, maridos, irmãos, amigos.

É uma escrita muito pessoal, feita por alguém que esteve mesmo nessa posição, e acaba por passar o sentido de impotência que tinham, o querer levantar os olhos e ter coragem, quando não podiam faltar com coragem aos olhos dos homens que enviavam para a guerra.

Eles eram corajosos, mas elas eram os seus pilares.

De qualquer forma, é uma pena não haver estes livros traduzidos em Português, seria uma mais valia para as férias de Verão dos putos aventureiros. =)

marta, a menina do blog disse...

Chama-se "Rilla of Ingleside", e a autora é a Lucy Maud Montgomery.

Na página da Gutenberg encontramos todos os livros da série. Editados, ainda só consegui apanhar o primeiro, "Anne of Green Gables", e o segundo, "Anne of Avonlea", e este último já foi um golpe de sorte, perdido numa livraria, ao preço da uva mijona!

Madrigal disse...

Marta, sou fã número 1 da Ana dos Cabelos Ruivos! ando há anos para ler os livros e tb suspiro por uma edição portuguesa que tarda em chegar, se é que algum dia chegará. Acredito que teria muito sucesso tanto junto da geração que viu os desenhos animados como dos mais novos.
ao ver as imagens não reconheci porque ainda não li, mas sei que a história continua muito para lá daquilo que mostraram na série de desenhos animados. Não sei se conheces uma versão feita nos anos 80 com a Megan Follow? São três filmes, não são, dizem mt fieis aos livros, mas a Megan é na minha opinião uma boa Anne e o filme que gosto mais é do primeiro.

marta, a menina do blog disse...

Com a Megan Follows e o Jonathan Crombie a fazer de Gilberto!

É uma adaptação muito boa, a nivel da história anda ali um bocado encavalitado, mas os cenários e as personagens dão mesmo a ideia dos livros. E então as expressões da Ana!

Qualquer dia. ainda faço as traduções e as apresento a alguma editora! =D