quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Museo del Prado. 13 de Outubro.

Rainha D. Maria Isabel de Bragança, segunda esposa de Fernando VII (seu tio...), fundadora do Museu do Prado. Era filha do nosso rei D. João VI e de Carlota Joaquina.

D. Maria Isabel Francisca d'Assis Antónia Carlota Joanna Josefa Xavier de Paula Michaela Raphaela Isabel Gonzaga de Bragança e Bourbón nasceu no Palácio de Queluz a 17 de Maio de 1797.

Casou com D. Fernando a 29 de Setembro de 1816 e faleceu de parto a 26 de Dezembro de 1818.

Infelizmente, teve uma morte bastante macabra: após ter dado à luz uma primeira filha, D. Maria Luisa Isabel (21 de Agosto de 1817-9 de Janeiro de 1818), pouco tempo depois a rainha engravidou novamente.
A gravidez e o parto foram bastante difíceis e, algum tempo depois, os médicos aperceberam-se de que algo não estava bem - a criança estava morta.

Crendo que a mãe também estava, pois esta desfalecera de exaustão, os médicos decidiram fazer uma cesariana e extrair a criança.

Só que a rainha não estava morta, apenas adormecida, e acabou por se esvair em sangue e dor.

Segundo um cronista da época, "al extraer la niña que llevaba en su seno y que nació sin vida, lanzó la madre tal grito, que manifestaba que no había muerto aún, como creían los médicos, los cuales hicieron de ella una espantosa carnicería. "

O Prado foi inaugurado um ano após a sua morte, a 19 de Novembro de 1819.

Joana a Louca, de Pradilla e Ortiz. Mais uma rainha portuguesa.

Las Meninas, de Velasquez. Ao lado, estava um guia a explicar o quadro em Japonês. Não percebi nada do que o senhor disse, mas senti-me dentro de um anime!

Ah ah! Parece, mas não é. Aparentemente, é uma imitação do original.

As Infantas Isabella Clara Eugenia e Catalina Micaela de Espanha, filhas do rei D. Filipe II de Espanha e da sua segunda esposa, Isabel de Valois, descendente dos Médicis.

Uma marquesa que nnão me lembro o nome

A Anunciação, de Fra Angelico.

Santa Isabel de Portugal, de Zubarán.

Uma cena bíblica.

Sem comentários: