quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aranjuez.

Aranjuez é conhecida também pelos morangos, espargos e produtos de caça, visto ser uma área muito arborizada.

No Verão há o chamado Tren de la Fresa, que faz o percurso entre Aranjuez e Madrid, à imitação do que era feito antes, quando vinham daqui os morangos para abastecer a capital.

Adivinhem onde é que vou buscar os morangos - e como o vou fazer! - para os meus doces no próximo Verão!!
Na parte do Museu há leques - abanicos - que pertenceram a várias personalidades - e incluindo o que a Letízia usou no casamento... - e, apesar de à partida ser coisa sem interesse nenhum, quando os vimos ao pormenor podemos perceber que são pequenas obras de arte, marcos de épocas passadas!

Sim, estava lá o vestido de noiva da Letízia!

A sala de vestir da Rainha Isabel II. De um lado, tem as janelas que dão para o jardim, e as outras 3 paredes são compostas de espelhos. Por cima, estão dispostas cortinas, que podem estar abertas ou fechadas.

A sala do Trono.

Pormenor dos jardins.

Sala de Fumo do rei, em estilo árabe, inspirada na arquitectura de Alhambra.

O Palácio está dividido em duas alas, a o Rei e a da Rainha. No reinado de Isabel II (1830.1833.1868.1904), ela, como monarca, trocou as alas - o marido, rei consorte, ficou com a antiga ala das rainhas, menos importante, e ela, como monarca, ficou com a ala pertença de monarcas.

O Palácio Real.

Bem, a ideia inicial era procurar um mapa, claro!

Começou bem a viagem a pé, depois do caos que foi a estação de Atocha.

A estação de Aranjuez é lindíssima, e o caminho até ao Palácio Real é daqueles que só aparecem nos sonhos, e que não acreditamos existir mais no nosso mundo de inovação e tecnologia. Uma estrada com árvores centenárias de um lado e do outro, folhas secas a cobrir o chão, o vento fresco na cara e um silêncio pouco habitual, sem carros, sem televisões, nada!

O primeiro lugar que visitámos foi o Palácio Real, estância de Verão dos reis espanhóis, principalmente após Carlos III, o Jardim, e depois a povoação.

Infelizmente, os jardins estavam limitados, por causa dos ventos fortes - la tormenta - mas deu para ter uma ideia.

São muito bonitos com as cores do Outono, e foi pena não os visitar, mas a Primavera e o Verão chamam para os piqueniques!

Sem comentários: