quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Professora frustrada. Preparem-se para muitos capítulos disto.

Aulas de Português que começaram na primeira semana de Setembro. 3 horas por semana. 3 alunas.

A Professora Marta, aka menina do blog, lá as andou a ensinar a apresentar-se, um pouquito de vocabulário (cores, nacionalidades, números, material escolar, e pouco mais), umas míseras formas verbais (pronomes pessoais, verbo ser, verbo ter, artigos definidos, de + artigos, em + artigos, a + artigos e pouco mais), a dizer onde moram, que línguas falam, se gostam de ler ou de fazer exercícios.

É aborrecido, mas é o básico.

Um mês disto.

Hoje, ia preparadíssima para fechar com chave de ouro a Unidade 1 e, finalmente, começar a 2.

Eis senão quando, ao chegar à aula, encontro as minhas alunas aborrecidíssimas, porque acharam os exercícios de revisão dificílimos, uma não teve tempo para fazer os trabalhos de casa (desde quinta-feira passada...) e a outra não percebeu nada daquilo porque, passo a citar, traduzido, "não se deu na aula!"

Coisa que eu acho logo estranha, porque eram exercícios tão fáceis que até doiam!

Em suma, os exercícios consistiam em frases que era só copiar do que estava escarrapachado na dezena de páginas anteriores e que a criatura não descortinou...

Do tipo:

Complete as perguntas:

_________ se chama?

(complicadíssimo!!)

Ou:

Complete com as preposições de tempo adequadas, contraíndo-as com os artigos quando necessário:

Eu tenho aulas ______ segundas e terças.

A sério, não sei que tipo de qualidades a mulher teve de demonstrar para chegar a Directora dos Recursos Humanos daquela empresa, mas a esperteza não foi uma delas, garanto.

Como uma pessoa nunca tem pontaria com estas coisas, e vai tentar escolhar um manual que agrade aos alunos, desta feita, com a Gramática toda junta, em vez de no final de cada Unidade, como se queixaram os anteriores alunos, e estes, ao fim da primeira Unidade, acham que assim ficam muito confusos, mais vale dizer "é assim porque eu é que mando e eu é que sei e mai nada!"

Bem, na aula de amanhã, lá vou eu a andar a papaguear "A cadeira é amarela", "O lápis é azul!", para as meninas repetirem e assim acharem as aulas mais produtivas...

(Deve!)

Eu é que sei!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bolas, estou a ver que tens alunas do mais inteligente que há.

marta, a menina do blog disse...

São um mimo!

Aula de Inglês, surge a palavra "hop".

Diz a teacher: "saltar"!

"Qué?"

"... Jump...?"

"Ah, saltar!"

-_-'