quarta-feira, 13 de junho de 2012

13) O que mais gosto de comer no Verão.

Como as pessoas normais e saudáveis, gosto de fruta, de preferência apanhada no quintal dos meus avós. Ameixas, damascos, pêssegos, cerejas, é mandar vir! Gosto de mangas e de papaias e de maracujás. Quando era miúda, na casa anterior, havia uma trepadeira enorme, que chegava à varanda do 1º andar: era chegar a casa depois de uma tarde na brincadeira e apanhá-los às mão-cheias! Infelizmente, a fruta cá em Espanha deixa muito a desejar, tendo em conta a facilidade de contratos comerciais que têm com os países sul-americanos, e a quantidade de sol que levam. É que nem as laranjas...

Depois, como as pessoas pouco saudáveis e que gostam de fazer figura nas esplanadas, também sou dada a pires (tachos) de caracóis com uma bela de uma imperial a acompanhar, e muito pão caseiro para molhar no molho.

Aqui por estes lados, não há nada de caracóis (ó meu Deus, já chegar o fim do mês para voltar para a terrinha durante três semanas e enfardar caracóis dia sim dia sim numa esplanada na praia!), por isso cá vos deixo com uma das preciosidades culinárias cá de casa: fatias de baguete, rodela de tomate, rodela de queijo de cabra, 2 ou 3 minutos no forno, e folhita de mangericão a enfeitar!

E que tal umas sopas frias, com o calor que aqui levamos? Salmorejo, gaspacho, sopa de alho e amêndoas, sopa de pepino... é só escolher!


Sem comentários: