domingo, 17 de junho de 2012

17) As melhores férias de Verão.



As da infância e adolescência, quando o tempo passa devagarinho, devagarinho. Acordar cedo de manhã e ter o dia todo para viver. Caminhar uma meia hora para ir para a praia e chegar antes de toda a gente, apanhar conchas nas rochas, tomar banhos, fazer parvoíces com os irmãos e os primos e os amigos, estender na toalha cansados e enregelados de tanto tempo na água fria, repetir várias vezes até à hora do almoço. Chama a mãe ou a avó e lá vamos nós de volta para a tenda, ou para a casa, passando pelo centro da vila, onde há uma loja que vende frangos assados, que é dos melhores cheiros para os miúdos que vêm da praia cheios de sal e areia e apetite. Almoço debaixo da sombra fresca dos pinheiros, sesta ou brincadeira ou livro pelas horas de mais calor, ao meio da tarde, mais praia, até ao pôr-do-sol, banhoca fresca, jantar e passeio pelas calçadas da vila, a ver e a cheirar o mar.

E depois, road trips à aventura, a conhecer melhor a nossa metade da laranja, a visitar os amigos que vão morar para bem longe, estradas nacionais, sem portagens, sem quilómetros sem fim, mas com paisagem e histórias e História e, com sorte, francesinhas e pastéis de Tentúgal à beira do caminho, faróis e praias e campos e pontes e verde dos pinhais, o amarelo dos campos cultivados, o azul do céu e do mar, o branco cinza dos nevoeiros na costa de Leiria; ou com a família até às montanhas do Torga, ver as vinhas e as serras e os ribeiros, prestar homenagem ao sábio e sentir na pele e na alma as suas palavras ao ver a sua inspiração. (neste caso, convém enterrar na memória a volta ao estômago que todos tivemos, por andarmos a beber a água de todas as fontes, a minha meia-irmã ainda se torce toda só de se lembrar, mas lá que as férias foram mágicas, foram!).



1 comentário:

Turista disse...

Querida Marta, porque cada etapa da nossa vida, tem férias memoráveis! Gostei da maneira como descreveste as tuas melhores férias, ao longo da tua vida. :)