quinta-feira, 5 de junho de 2014

As prioridades e outras cenas de grávidas.

Andar com uma coisita que parece uma melancia à frente de nós é giro.

A partir de uma certa altura mexe-se e dá pontapés, o que nos dá a sensação de que não estamos sozinhos no autocarro ou no meio do dia de trabalho, mas que, muitas vezes, também nos faz passar por maluquinhos da cabeça.

Nada de novo neste campo, portanto...

Ora uma mamã que anda com este apêndice agarrado não tem a vida tão facilitada como as que já têm o apêndice cá fora. Não posso propriamente dizer à minha mãe ou à minha sogra "Olhem, segurem-me aqui a coisinha fofa que eu vou ali ao Pingo Doce num instantinho".

E não estamos a falar daqueles dias em que temos de ir à loja do cidadão e pedimos o sobrinho/vizinho/um miúdo qualquer mesmo que tenha uma cor diferente da nossa e a gente não conheça propriamente a mãe dele para poder tirar a senha de prioridade, ou em que metemos um balão dentro da camisola para passar à frente das velhas jarretas na fila do supermercado.

Ora andar com a melancia por todo o lado dá para testar também as reacções das outras pessoas, que variam entre o "somos mesmo educados de verdade" e o "heducaxão? o ke é izzo? eu xou copywráiter da olá, não prexizo dizzo".

Do género estar na fila do Pingo Doce do Campo Pequeno, sossegada da vida, a olhar para o pão caseiro e a pensar já em chegar a casa e em besuntá-lo todo com manteiga dos Açores (ok, a bacia ajeitou-se por volta da 16ª semana ou isso , e as minhas calças de antes já não apertam na barriga (dah, marta!), mas até estou mais ou menos na mesma, isto é tudo só barriga, não tem nada a ver com o pão com manteiga!), e aparece lá não sei de onde um rapaz de farda que me vem dizer "a menina quer passar antes para a frente?" (era só a moça com um monte de alfaces e outra senhora com meia dúzia de coisas, não valia a pena, era um instantinho), e e depois estar a fila da H e M do Chiado, estar uma moça com umas 20 peças à frente e a menina da caixa vira-se para mim (com 2 peças, uns shorts pré-mamã e um vestido mimimi de prenda para uma sobrinha) e diz "Olhe, isto vai demorar, é melhor passar para outra caixa (tipo, noutro andar)"...

No autocarro, é a mesma coisa: passamos (sim, agora tenho uma boa desculpa para falar no plural, isto já não é conversar com as pessoazitas que vivem na minha cabeça, é conversar com a meloazinha que está na barriga, é terapêutico e a médica incentiva!), então passamos pelos lugares prioritários e estão todos ocupados, seja por idosos ou por jovens, senhoras ou senhores, e ninguém vê a grávida, mesmo que seja no dia em que o autocarro está cheio em dia de jogo do Benfica em Turim e eu tenha uma colega ao lado a dizer a cada minuto "mas estás bem? e não te queres sentar? olha tu vê lá, se estiveres cansada, tens de te sentar!), e depois um bocado mais à frente apanhas com duas miúdas adolescentes que se agarram literalmente a ti e te arrastam para o lugar delas "ah, não, está grávida, TEM de se sentar aqui!"

(mas também já apanhei com senhores educados, não aceitam um "deixe estar, não se incomode" como resposta, respondem com um "saio já na próxima" e não, saem é daí a 3 ou 4 paragens...)


Sem comentários: