quarta-feira, 4 de março de 2015

E eu pergunto-me: o que é que fiz mal aqui?

Ou podia-se subtitular "american way of seeing foreign (european) things":

Junto o facto da sogrinha vir cá a casa para o chá com as ganas de experimentar a receita de tarte de amêndoa, já que as desgraçadas têm a mania de me escapar das mãos de forma bastante atrevida, sendo que eu ainda sou uma pessoa traumatizada com uma tarte de amêndoa fantástica na mesa do segundo dia do casamento de uns amigos, há uns quantos anos atrás, e que foi traiçoeiramente rapinada por uma velha que, aposto, ainda há 5 minutos se havia de estar a queixar das úrsulas e dos diabretes e do castrol à velha do lado dela. E então se era uma fatia gigantesca!! Dava para alimentar 5 velhas com diabetes!

Adiante, que traumas não pagam dívidas.

Ora lá fiz a receita, tirei as fotos da praxe, e vai de meter no facebook.

Mamãe e a minha tia dos Estados Unidos, outra viciada em tartes de amêndoa, e mais umas tias e amigas e amigos, comentam, o ai e tal que bom aspecto, ai e tal que já comia, ai e tal qual é a receita. 

O normal, portanto.

Vai daí, a meio da noite, uma moça conhecida da net, cozinheira também, mas americana, pergunta, singelamente:

"Crickets?"

Tipo, grilos?

Será que "crickets" é uma expressão tipicamente americana para palitos de amêndoa caramelizados que me passou ao lado a vida toda?

Ou será que um americano comum acha que o português comum, já que é apreciador de caracóis e camarões, também devora outras espécies crocantes?

Bem, lá esclareci a moça que não, é mesmo amêndoa, estou à espera que se saia com o "ó pá, és mesmo totó, a gente chama isso à amêndoa, por aqui".

Mas não ia achar estranho que acreditassem mesmo ser grilos.

Quando vieram os primos dos Estados Unidos, num Verão, uma das primas estava grávida e vinha com instruções do médico para não se meter na água do mar porque podia apanhar "bactérias".

Passou cá um mês, esteve nas Berlengas e só molhou os pés...


(ora vede lá se isto tem aspecto de grilinhos! Será que o americano comum alguma vez viu um grilo além daquele da Disney?)




Sem comentários: